top of page

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA RE-ESCRITA

Camila Mota de Fontes

Universidade Federal da Paraíba

https://lattes.cnpq.br/2760908031166445
E-mail: camilamatta2595@gmail.com

Jordania Ferreira Soares dos Santos

Universidade Federal da Paraíba
E-mail: jordaniasantosferreira@gmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N3
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N3-11


RESUMO:

O presente trabalho foi realizado na escola pública da zona rural da cidade de Bananeiras-PB. Selecionei para a realização dessa atividade uma turma do 3º ano do ensino fundamental, visando a escrita espontânea e a reescrita para que pudessem aprender a produzir de forma significativa. Primeiramente foi feita uma atividade de escrita espontânea, onde foi solicitado que as crianças escrevessem um relato de experiência vivida, como aprenderem a andar de bicicleta? Quem ensinou? Como aconteceu? Engatados por essas inferências as crianças escreveram seus relatos, e sobre esses foram feitas a observação sobre o que deve ser melhorado na escrita das crianças e quais suas necessidades, se falta coerência, explicitude, organização, desdobramento e sequência temporal. Este trabalho possibilitou uma reflexão muito proveitosa em relação a escrita das crianças e inclusive a minha, observei que é necessário conhecer bem a turma para preparar as atividades, além de ter consciência que esse processo da escrita autoral é muito importante na formação das crianças como escritoras.


PALAVRAS-CHAVE:

Aprendizagem. Re-escrita. Ensino fundamental.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Camila Mota de Fontes

Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba(2021) e ensino pela escola estadual de ensino médio Jose Rocha Sobrinho(2012). Atualmente é Gestora Adjunta da Prefeitura Municipal de Bananeiras. Tem experiência na área de Educação.

 

Jordania Ferreira Soares dos Santos

Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação. Licenciatura em pedagogia - UFPB campus III Bananeiras.

REFERÊNCIAS

PESSOA, A. P. P., CORREA, J. & SPINILLO, A. Contexto de Produção e o Estabelecimento da Coerência na Escrita de Histórias por Crianças. 2010.

 

DIAS DA COSTA WALLACE MENEGOLO; Elizabeth e MENEGOLO; Leandro Wallace O significado da reescrita de textos na escola: a (re) construção do sujeito-autor. Ciênc. cogn. vol.4 Rio de Janeiro mar. 2005.

CAPA Revista Amplamente 3.png

COMO CITAR:

FONTES, C. M.; SANTOS, J. F. S. S. O processo de aprendizagem na re-escrita. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 3, p. 134-138, jul./set. 2022

Publicado: 25/09/2022

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page