PRINCIPAIS DIFICULDADES E APRENDIZADOS PARA DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
Leonardo André Rossato
Universidade Estadual de Maringá
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6204632885130518
E-mail: leonardo.a.rossato@hotmail.com
Reginaldo dos Santos Simões
Instituto Federal do Amazonas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1293469594029661
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5870-2895
E-mail: reginaldo1simoes@hotmail.com
Wheriton Fernando Moreira da Silva
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9625325027071052
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5382-8192
E-mail: wheritonfernando_07@yahoo.com.br
DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N4
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N4-06
RESUMO:
O mundo mudou bruscamente com a pandemia de Covid-19 decretada a partir de março de 2020. Com e educação sendo uma das áreas mais afetadas por causa da necessidade do isolamento social como forma de conter o avanço do vírus. A grande disparidade de acesso tanto as redes de comunicação e informação quando ao aparato tecnológico e a quantidade de dias sem aulas presenciais está afetando a professores e estudantes da educação básica. Com maior impacto sobre aqueles que têm as piores condições materiais de existência, sem equipamentos e um lugar tranquilo, com boa temperatura e iluminação para os estudos. O presente trabalho tem como objetivos verificar os aspectos negativos sobre o trabalho docente neste período que quais aprendizagens poderão ser levadas para adiante em relação ao que estão experimentando com o atendimento remoto emergencial. Tanto a sobrecarga de trabalho quando a falta de participação dos alunos nos encontros síncronos são evidenciados nas respostas dos professores. Há demonstração de grande preocupação com a perda da aprendizagem pelos alunos e a com a falta de valorização da educação escolar. Mesmo assim, são perceptíveis a resiliência e a conscientização quando a essencialidade do trabalho docente.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação. Pandemia. Participação. Valorização docente.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Leonardo André Rossato
Técnico em Edificações pelo Centro Paula Souza. Engenheiro Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PCV) pela Universidade Estadual de Maringá. Durante a graduação foi monitor de disciplina e aluno voluntário no Grupo de Estudos e Pesquisas em Geomática: Desenvolvimento de pesquisas na área Geoespacial para soluções em tecnologia e desenvolvimento sustentável. Possui interesses nas áreas de estruturas, geotecnia e sensoriamento remoto, e especial interesse no Método dos Elementos Finitos (MEF) e em suas aplicações na análise e simulação do comportamento de estruturas mistas aço-concreto.
Reginaldo dos Santos Simões
Professor de Geografia e Filosofia das iniciativas públicas e privada no ensino fundamental e médio. Pesquisado na área de ensino, formação docente e saberes docentes. Busco compreender como o trabalho do profissional da educação na docência é visto por aqueles que são diretamente afetados por ele, os estudantes. Com a pretensão de pesquisar sobre a visão que os professores têm de seu próprio trabalho e as relações entre comunicação e educação.
Wheriton Fernando Moreira da Silva
Possui graduação em Eng. florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011), especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário internacional (2019) e mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2015). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos temas: Monitoramento florestal, manejo florestal, produtos orgânico, inventário florestal, licenciamento ambiental e florestal, recuperação de áreas degradadas, ecologia florestal e produto certificado.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 out. 2020.
CONTE, Sueli. Educando para a vida no pós-pandemia. Barueri: Novo Século Editora, 2020.
FALCÃO, Duda. Educação básica privada e Covid-19. In: NEVES, José de castro (org.). O mundo no pós-pandemia: reflexões sobre uma nova vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. p. 113-119.
GOIS, Antônio. Incertezas, possibilidades e o que haverá de sólido na educação depois da pandemia. In: NEVES, José de castro (org.). O mundo no pós-pandemia: reflexões sobre uma nova vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020. p. 107-112.
HAN, Byung-chul. Sociedade Paliativa. Tradução Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2021.
____ Sociedade do cansaço. Tradução Enio Paulo Giachini.2 Ed. Petrópo6lis: Vozes, 2017.
HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia. Tradução Odorico Leal. São Paulo: Companhia das letras, 2020.
HEYER, Évelyne (org.). Uma incrível história do homem. Tradução Júlia da Rosa Smões. Porto Alegre: L&PM, 2019.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3 Ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SIMÕES, Reginaldo. A percepção dos alunos do terceiro ano de um colégio público do Paraná sobre o que é ser professor. Rio de Janeiro: Multifoco, 2020.
WUNSCH, Luana Priscila; FERNANDES JUNIOR, Álvaro. Tecnologias na Educação: conceitos e práticas. Curitiba: Intersaberes, 2018.
COMO CITAR:
ROSSATO, L. A.; SIMÕES, R. S.; SILVA, W. F. M. Principais dificuldades e aprendizados para docentes em tempos de pandemia de Covid-19. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 4, p. 67-82, out./dez. 2022.
Publicado: 25/11/2022
LICENÇA:
Licença CC-BY-NC-ND
Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.