top of page

​​CONSERVADORISMO E SERVIÇO SOCIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL NO ÂMBITO HOSPITALAR

Ciria Dayanny Germano Meira

Faculdade da Saúde e Ecologia Humana

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4917373590608758

E-mail:ciriadayanny@gmail.com

 

Eloyse Valéria da Silva

Faculdade da Saúde e Ecologia Humana

ORCID: http://lattes.cnpq.br/7867433666114952

E-mail: eloysesilva310@gmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N4
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N4-17


RESUMO:

Este artigo traz reflexões acerca do conservadorismo no momento contemporâneo e seus rebatimentos no Serviço Social e na prática do/a assistente social na área da saúde e, especificamente, na atenção hospitalar. É fruto de discussões realizadas nos eixos teóricos e na vivência do processo de residência multiprofissional em saúde. Partimos da premissa de que o conservadorismo e os seus reflexos encontram nas condições e contradições histórico-sociais base para se difundir ideologicamente. Na atualidade, diante da crise estrutural do capital, vemos seu avanço mais ostensivo e suas implicações também no Serviço Social brasileiro. Diante deste avanço presenciamos a defesa de práticas e concepções já superadas no interior da categoria, tanto no âmbito teórico quanto no prático, como por exemplo as proposições defendidas pelo movimento denominado de Serviço Social Libertário e Serviço Social Clínico, que apontam para o “pluralismo” acadêmico, a dissociação com as lutas travadas pelos movimentos sociais, e a reatualização de práticas terapêuticas e psicologizantes. Por isso se torna imprescindível reflexões e construções de respostas profissionais a tais ofensivas.


PALAVRAS-CHAVE:

Conservadorismo. Serviço Social. Saúde.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Ciria Dayanny Germano Meira

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte. Assistente Social vinculada a Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Terapia Intensiva Adulto no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Eloyse Valéria da Silva

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Assistente Social vinculada a Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Terapia Intensiva Adulto no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

REFERÊNCIAS

BOSCHETTI, I. Expressões do conservadorismo na formação profissional. Serviço Social & Sociedade, p. 637-651, 2015.


CFESS, Grupo de trabalho serviço social na saúde. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na saúde. Brasília, 2009 (versão preliminar).

 

CISNE, M.; CANTALICE, L. B. O.; ARAÚJO, L. “Renovação” do Serviço Social brasileiro: um continuum à ofensiva conservadora. Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 20, n.2, p. 307-327, jul. / dez. 2020 Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/32167>.

MACIEL, A. L. S. As requisições conservadoras para o trabalho dos assistentes sociais em debate. LIBERTAS (JUIZ DE FORA. IMPRESSO), 2020.

 

SOUZA, J. M. A. Tendências ideológicas do conservadorismo. [recurso eletrônico] /Recife : Ed. UFPE, 2020. [Leitura da parte 4 do livro – “Conservadorismo à brasileira” e Serviço Social].

CAPA Revista Amplamente 4.png

COMO CITAR:

MEIRA, C. D. G.; SILVA, E. V. Conservadorismo e serviço social: considerações sobre a prática profissional no âmbito hospitalar. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 4, p. 227-235, out./dez. 2022.

Publicado: 28/12/2022

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page