DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E DA PRÁTICA SOCIAL NO CONTEXTO REGIONAL
Wanderlan Dimas Barbosa
Universidade do Estado do Amazonas
Lattes: https://orcid.org/0000-0002-0511-0984
ORCID: http://lattes.cnpq.br/9570939546748503
E-mail: wdimas@hotmail.es / wanderlan.dimas@uece.br
DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N4
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2022.V1N4-19
RESUMO:
O trabalho relata as experiências e atividades desenvolvidas nas operações do Projeto Rondon Nacional de 2008 e 2009 da Universidade do Estado do Amazonas e sua consolidação como atividade extensiva da instituição e seu caráter inovador como agente formador e divulgador do Projeto Rondon na Região do Estado do Amazonas. Nosso objetivo principal foi apresentar os relatos das atividades realizadas nas (02) duas operações da UEA e possibilitar uma maior participação da IES na integração da Região Norte ao restante do país. Para tanto, foi necessário aprimorar os canais de preparação, motivação e dinamismo do projeto Rondon dentro do âmbito da Universidade do Estado do Amazonas, ampliando assim os níveis de comunicação entre os vários centros da instituição e os discentes interessados em conhecer e participar das operações do Projeto Rondon. Com a participação da UEA nas operações do Projeto Rondon, podemos notar a consolidação da atividade extencionista da instituição e sua colaboração para a implantação e continuo aprendizado do aluno participante, principalmente no que tange ao tema Cidadania. Para tanto, nossa tarefa é institucionalizar o projeto de forma a dar mais consistência à participação de docentes e discentes desta Universidade do Norte do País.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação. Integração. Projeto Rondon. Prática Social.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
Doutor en Educação no Programa Investigação Transdisciplinar em Educação - UVA/Espanha (2017), reconhecido como correspondente ao Titulo de Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - UFMG/Brasil. Diplomado em Organização e Didática Escolar em (2009). Especialista em Marketing Empresarial (2001). Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Formação Licenciatura em Pedagogia INTERVALE (2021). Experiência em Docência Superior a mais de 17anos como professor-pesquisador (contratado) na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Socioambiental do Amazonas - GEDSA, com experiência na área de Tecnologia em Gestão Pública com ênfase no desenvolvimento de Politicas Públicas, Cidadania e Ciências Socais Aplicadas, Filosofia da Educação. Experiência na área do Ensino Superior, Marketing Empresarial, Administração, Elaboração de Projetos Sociais, Metodologia do Trabalho Cientifico, atuando na área de Sociologia, Educação, Historia, Metodologia e Filosofia, Gênero, Diversidade Cultural, Antropologia, Artes, Teatro, Assistência Social e Produção de Eventos em temas como: Sociedade Urbana, Gestão Pública, Relações Humanas, Marketing Social, Empresarial e Político, Qualidade no Ensino, Pesquisa qualitativa e Avaliação de Programas.
REFERÊNCIAS
BARRETO, L. H. M. Proeycto Rondon: planejamento, opiniões e motivações: janeiro e fevereiro de 2007. Salvador: Ed. do autor, 2008.
FREIRE, P. A Educação como Prática da Liberdade. 11ͣ Ed. Século XXI (Trad.) Lilian Ronzoni. Espanha, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, editora. 1987.
PILLETTI, N. História da educação em Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática. 1996.
SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez. 1991.
COMO CITAR:
BARBOSA, W. D. Desafios da educação e da prática social no contexto regional. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 1, n. 4, p. 250-255, out./dez. 2022.
Publicado: 28/12/2022
LICENÇA:
Licença CC-BY-NC-ND
Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.